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O termo inglês “help desk” significa em português “balcão de ajuda”. Essa palavra tem a ver com a pessoa que presta o suporte ao usuário para resolução de falhas técnicas na área de telecomunicações, informática, tecnologia da informação (TI) e em televendas. Esse suporte pode ser realizado tanto de dentro de uma empresa por pessoas que tem a responsabilidade de efetuar a manutenção de equipamentos e instalação quanto por prestadores de serviços terceirizados, como em um sistema de gestão de acidentes, o famoso call Center.
Vale destacar que a função de help desk informática pode ser feita de diversas maneiras: pessoalmente ou ainda através de meios de comunicação: telefone, WhatsApp, email, fóruns, chats, entre outros.
Nem todas as pessoas sabem da existência dessa função corporativa mesmo nos dias de hoje. Mas, um exemplo famoso de profissionais que estão intimamente ligadas aos help desk informática são os atendentes de telemarketing, auxiliares de empresas da área de TI, funcionários de lojas de informática, lan house e/ou cyber café, que efetuam vários tipos de tarefas dentro de uma área, tais como: o conserto de computadores, gerenciamento, atendimento ao público, suporte ao cliente, entre outros. Atualmente, o help desk informática também pode ser chamado como analista de help desk.
Mas, é importante frisar que a disseminação dos dispositivos moveis e o acumulo de funções do help desk informática originou uma ramificação desse cargo foi criado. Trata-se do service desk, que conta com uma complexidade e ferramentas mais abrangentes para a resolução de problemas de clientes. Hoje em dia, o help desk informática é a primeira opção de suporte oferecida ao consumidor que está com algum problema. Se esse auxílio simples não foi o bastante para solucionar a dificuldade, o usuário é transferido para alguém da área de service desk.
Então, o service desk conta com mais acessórios e um sistema completo para tentar ajudar a acabar com o problema do usuário. Por isso, o help desk informática tende a ser classificado como um profissional de suporte nível 1, enquanto o colaborador colocado na função de service desk é considerado alguém de suporte nível 2.
Se você está com alguma dúvida com relação ao tema abordado no texto pode encontrar em contato com algum dos nossos especialistas em help desk informática agora mesmo. Estamos a sua disposição para esclarecer qualquer questionamento, oferecer alternativas para o seu caso e um atendimento personalizado.
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